15 mar Gestão da ABGD 2022/2023 – Renovação e continuidade
Em mais de seis anos de atuação, a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) conseguiu reconhecimento público como voz ativa na defesa dos legítimos interesses e demandas de um setor que é estratégico para o desenvolvimento sustentável do País.
A história da entidade reflete os avanços que a geração distribuída está e continuará alcançando. Em setembro de 2015, quando a ABGD foi fundada, o setor acumulava modestos 13,6 MW de potência instalada. Desde então, geração distribuída tem sido sinônimo de crescimento, sempre interligado com renovação. A microgeração e a minigeração cresceram exponencialmente para mais de 9 GW e consolidaram-se como parte indispensável da matriz elétrica nacional.
A Diretoria da ABGD eleita para o biênio 2022/2023 inicia a gestão sob a boa notícia de aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída (Lei Federal 14.300/2022), levando parte da regulação do setor para um plano juridicamente mais estável, transpondo o universo de Resoluções Normativas (RN).
Assim, impõem-se à Associação novos desafios, como dialogar com o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para garantir um resultado positivo para a geração distribuída na formulação do meio de cálculo do sistema de compensação.
A entidade está preparada para apoiar e aprimorar novos modelos de negócios estruturados para explorar os múltiplos potenciais das fontes renováveis: solar, eólica, biomassa e resíduos sólidos. Nos últimos anos, crescemos em número de associados e espaço de fala que ocupamos nas mais diversas discussões pertinentes ao setor.
Do mesmo modo que a geração distribuída, a ABGD privilegia a inovação, o que sempre se deu de maneira responsável e observando a continuidade do trabalho cioso e dedicado realizado por cada um de seus integrantes de Diretoria e membros do Conselho Deliberativo.
Os membros da atual gestão estão trabalhando para entregar três projetos: a Universidade Corporativa ABGD, o Programa de Certificação e Selo de Qualidade ABGD e a Conferência Internacional “O futuro da energia” (maio a novembro de 2022).
Essas ações fazem parte de um movimento maior e imprescindível para o crescimento sustentado do País. Nosso setor deve fechar o ano superando a marca de 16 GW de potência instalada, o que acarreta um volume de investimentos de R$ 35 bilhões e geração de mais de 230 mil postos de trabalho.
A Associação Brasileira de Geração Distribuída permanece focada na defesa dos interesses do setor e de seus associados, o que significa, inclusive, promover para a sociedade meios para concretizar a transição energética e caminhos para um futuro com maior garantia de acesso a um bem indispensável para a vida contemporânea.
Acesse o site da ABGD clicando aqui.
The post Gestão da ABGD 2022/2023 – Renovação e continuidade appeared first on O Setor Elétrico | Conteúdo técnico para engenheiros.
Fonte: www.osetoreletrico.com.br